domingo, 22 de fevereiro de 2009

New Scene That Celebrates Itself

Skywave

Tem gente que acha que cenas são ruins e aquele bla bla bla todo em cima disso, eu particularmente acho muito interessante além de ser hiper saudavel musicalmente e eu venho gradativamente entrando de cabeça numa cena que se marcar nem existe e deve ser meio que coisa da minha cabeça, mas eu quero que se foda, o fato é que tanta similariedade entre as bandas, seus membros, gravadora, shows, o som em si que é o que mais interessa tem me chamado atenção para cacete e o melhor, todas são muito fodas, no sentido FODA mesmo e a matriz de tudo isso chama-se Skywave, trio americano que dispensa maiores apresentações, os caras pegaram J&MC, MBV e Slowdive, colocaram tudo dentro de um liquidificador sonoro e saiu um esporro sensacional com obras do nivel de Echodrone e Synthstastic, dois albuns pos shoegazer classic era que são essenciais para entender o desmembramento de toda a sonoridade dai em diante, isso analisando o recente revival do estilo em tudo que é lugar do mundo, desde Brasil a Coreia do Sul....

A Place to Bury Strangers
Bom, passando o momento Skywave, vamos as crias, que é o grande motivo desta escrita toda, logo após o encerramento das atividades do Skywave tivemos com isso duas sequências assombrosamente noise, 1º A Place to Bury Strangers, esse o mais emblatico de todos, alias os caras devem tomar de assalto o ano de 2009 creio que como eu muitos devem estar aguardando o sucessor do homonimo que colocou todo mundo de quatro com a mistura alucinante de J&MC e tudo que veio depois disso em termos de wall of sound, sem contar que foram rotulados de ser a banda mais ruidosa da atualidade o que não é pouca coisa, vale lembrar que a banda conta com o mestre Oliver Ackermann, fundador do Skywave, tipo assim vai ouvir o album de depois vem falar comigo....isso sem falar que tudo que eu escrever abaixo tem ligação direta com o cara vide o Death by Audio, que é um pedalzinho com efeitos altamente esquizofrenicos e barulhentos, ou seja a similaridade das bandas vem exatamente dai....

Ceremony

Dai a 2ª cria do Skywave chama-se Ceremony, combo eletro-noise-pos-shoegazer que conta em sua formação com a outra parte do Skywave, Paul Baker e fedowitz, tão barulhento quanto o A Place to Bury Strangers, mas com um detalhe fundamental, o Ceremony é mais eletronico, e dai a parte Suicide diz mais alto, vá direto buscar o homonimo e o segundo Dissapear alias pra ser sincero pegue tudo do catalogo dos caras que não há nada mais ou menos...

Alcian Blue

Agora uma pausa nas conexões diretas do Skywave e vamos pular para o gemeo siames dos caras chamado Alcian Blue, que na minha concepção é um gothic shoegazer de fazer o Cranes ficar com medo....pois é o Alcian Blue tem uma discografia super tortuosa cheia de singles e eps e apenas um album cheio que leva o nome da banda e alias é o mais dark dos registros dos caras, eu adoro, sou suspeito ao talo para falar que é indispensavel mas, sei la, vai ouvir porque não é digerivel para iniciantes....

Screen Vinyl Image

E finamente cheguei aonde eu queria realmente, com o fim do Alcian Blue o casal K. Reid e J. Reid, não confundir com os irmãos Reid ok, formaram o Screen Vinyl Image que acaba de lançar o album Interceptor sim, album de 2009 que simplesmente me fez parar, respirar e pegar tudo, mas tudo da banda, o Ep Midnight Sun e o single Chaser, que alias vou colocar o link aqui mesmo neste post para quem quiser constatar o que vou escrever, na realidade para mim, o SVI faz uma mistura de todo o pessoal ai em cima, sim, Skywave, A Place to Bury Strangers, Ceremony e Alcian Blue somados aos sempre presentes Suicide, Loop e Spacemen 3, dai pode notar que o som dos caras é forte, mas forte para caralho, muitas camadas de sintetizadores mescladas com guitarradas duras e altas, que me fazer crer que o Interceptors é o album do ano até o presente momento, eu parei na dos caras muito forte, e dai mergulhei de cabeça na historia que estou resumindo no post, toda essa galera esta lançando os albuns pela Safranin Sound, e para vocês terem ideia, quem produz os clips é o cara do Ceremony, quem esta por detras dos pedais é o cara do A Place to Bury Strangers, ou seja, é uma cena ou não?!?!?!na realiadade foda-se o que importa é que sons altamente recomendaveis estam vindo exatamente dai, inclusive vale ressaltar o The Vandelles (na linha do Raveonettes, muito surf noise sound) e também o Safeashome (este o mais indie de todos, alias estes caras ouviram muito Radiohead) e por ai vai...

Safeashome

The Vandelles

Ah sim só um aviso, aumente o dial que os decibeis serão fortissimos...
Screen Vinyl Image - The Midnight Sun EP - http://www.mediafire.com/?5xv10ljnv0u